Genéricos tem 1.482 bilhão unidades comercializadas em 2019

16/03/2020

Relatório divulgado pela Associação Brasileira das Indústrias de Medicamentos Genérico (PróGenéricos), por intermédio da IQVIA, importante instituição auditora do mercado farmacêutico, informa que 1.482 bilhão de genéricos foram vendidos em 2019, valor 6,43 % maior se comparado com o ano de 2018.

Em contrapartida, nem todas as categorias farmacêuticas passaram pelo mesmo processo. Os medicamentos de referência tiveram grande diferença de desempenho no mesmo período, atingindo aumento de 2,18 %, enquanto medicamentos similares atingiram valor crescente de 4,37 %. Se levado em conta o setor farmacêutico, o valor total chega a 4,66 %, consideravelmente inferior ao registrado pelos medicamentos genéricos.

Telma Salles, presidente da PróGenéricos, destaca alguns fatores que contribuem para o crescimento na área, como maior adesão doméstica, maior confiança dos médicos para prescrição, preço reduzido e qualidade constatada/observada/comprovada. O desempenho em destaque diz respeito a compra de varejo, desconsiderando o setor público e hospitais. Sendo assim, atinge a marca de mais de 1/3 (34,04 %) do total de vendas em unidades.

Os preços dos genéricos apresentam vantagens por dois motivos: 35 % de desconto garantido por lei e até 60 % de desconto atingidos pela concorrência de mercado. Assim, os dados da PróGenéricos mostram, levando em conta os descontos, R$ 9,82 bilhões vendidos em 2019, com crescimento de 14,87 % em relação ao ano anterior.

O montante gerado pelo comércio de genéricos, considerando apenas os 35 % previstos por lei, atingem a marca de R$ 150 bilhões, desde 2000. O crescimento recente também é alavancado por conta de lançamentos importantes como ativos de maior valor agregado. Segundo Telma, foi um ano de redução de margens e redução dos descontos, sem comprometimento do acesso.

Segundo a Anvisa, 3.325 genéricos e mais de 21,7 mil apresentações estão presentes no mercado, por meio de 85 laboratórios. Os medicamentos mais vendidos são: Losartana, Hidroclorotiazida, Amoxicilina, Sinvastatina e Atenolol. Dentre os 20 medicamentos mais prescritos, 15 deles foram indicados de acordo com indicação do princípio ativo, destacando a confiança médica, de acordo com o IQVIA. 

Telma enfatiza as vantagens dos medicamentos genéricos, principalmente para doenças crônicas e uso contínuo. Além disso, o gênero garante segurança, acesso, tratamentos eficazes e mais baratos. 

RJR. Desenvolvimento

Uma nova experiência!

A quase 30 anos fazemos mais do que vender matérias-primas, desenvolvemos soluções que auxiliam nossos clientes a atingirem resultados.

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos
sobre o mercado de nutrientes biológicos!