Resveratrol

26/04/2021

O resveratrol é um antioxidante poderoso e ajuda a prevenir danos às células causados pelos radicais livres. Ele pode ser encontrado na casca da uva vermelha, do amendoim, mirtilo e outras frutas além de suplementos dietéticos de extratos de vinho tinto, extratos de sementes de uva e extratos de knotweed japonês. A maioria dos suplementos no mercado são derivados de knotweed japonês porque esta planta tem uma das maiores concentrações de resveratrol encontradas na natureza.

A quantidade e a pureza do resveratrol nos suplementos podem variar e por ser de difícil absorção o resveratrol é muitas vezes usado micronizado e está disponível na forma de comprimido ou pó. O processo de micronização reduz muito o tamanho médio das partículas de um composto favorecendo sua absorção.

Evidências recentes tem sugerido que o resveratrol pode ser capaz de ajudar na proteção do coração e do sistema circulatório, redução do colesterol e proteção contra a formação de coágulos, que podem causar ataques cardíacos e derrames.

Estudos em animais sugerem que pode também reduzir os níveis de açúcar no sangue. Também em estudos com animais, o resveratrol pode estar relacionado à proteção dos danos oriundos do mal de Alzheimer, entretanto, é fundamental destacar que faltam ensaios clínicos humanos bem controlados em todas essas áreas e muitas das alegações de resveratrol são baseadas em estudos em ratos.

Um pequeno e breve estudo randomizado, duplo-cego e cruzado na edição de novembro de 2011 da Cell Metabolism demonstrou que 150 mg de resveratrol uma vez ao dia por 30 dias reduziu significativamente a pressão arterial média sistólica e arterial, os níveis de fator de necrose tumoral (um marcador de inflamação), concentrações plasmáticas de glicose e insulina e concentrações plasmáticas de triglicerídeos, entre outros achados. Reações adversas ao resveratrol não foram observadas no estudo.

A RJR dispõe em seu catálogo de produtos o item Resvida®, uma forma sinteticamente originada de Resveratrol, garantindo sua pureza e com selo de qualidade DSM.

 

Contatos:

Telefone: +55 11 3685 0360

e-mail: rjr@rjr.com.br

Referência:

[1] Timmers S., Konings E., Bilet L, et al. Calorie Restriction-like Effects of 30 Days of Resveratrol Supplementation on Energy Metabolism and Metabolic Profile in Obese Humans. Cell Metabolism 2011;14: 612-622

RJR. Desenvolvimento

Uma nova experiência!

A quase 30 anos fazemos mais do que vender matérias-primas, desenvolvemos soluções que auxiliam nossos clientes a atingirem resultados.

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos
sobre o mercado de nutrientes biológicos!